O papel da Loja Física no Varejo.
- Márcia Pino
- 30 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
A pandemia nos trouxe uma urgência em estarmos online, surreal, desleal e porque não dizer cruel, pelo menos para os pequenos varejistas e nessa ânsia de partir a todo custo para o digital muitos acabaram esquecendo do ponto físico.
Tenho sido questionada sobre as mudanças, principalmente em relação ao online com as lives, vídeos, e sobre o show que o varejista precisa dar na internet para sobreviver no mercado. Existem transformações acontecendo e as lojas precisam acompanhar, sendo hoje um risco ficar para trás.
Você já parou para pensar no papel da loja hoje? Já se deu conta que pode usar a loja a seu favor?
A loja é um grande palco, quando falamos de novos processos que façam mais sentido para o consumidor, de como é importante colocá-lo como protagonista e de como através do VM pensar na sua jornada e no seu entretenimento.
Como é importante para loja nesse momento ser flexível, para engajar o consumidor, gerar conteúdo e ter uma apresentação eficiente do seu produto até porque, não cabe mais ser apenas o estoque para os produtos, definitivamente ela precisa ser um lugar de oferecer experiências relevantes para o consumidor.
A Mango Teen abriu em Barcelona uma pop-up com Tik Tok Stage incluído, um espaço criado especialmente para adolescentes criarem suas coreografias fazer selfies divertidas e viver experiências.
No interior do Paraná, na cidade de São João cidade a 50 km de Pato Branco, a Catarinense Mega Store, faz uso do interior da loja para gerar conteúdo nas redes sociais tanto para lives, quanto para fotos do feed do Instagram da store, a loja que tem um VM impecável é sempre cenário para as ações.
O intuito disso é fazer a audiência do online, conhecer a loja, sua atmosfera e querer ir à loja, engajar o consumidor no universo da marca.
Essa tática também é usada pela MondaBelle, marca feminina jovem de Maringá também no Paraná, que no projeto da sua loja tem 4 espaços instagramáveis e várias ativações que fazem o consumidor viver experiências imersivas no ponto físico.
A loja é o canal direto do consumidor com o produto, eu brinco que só na loja o evento, consumidor- dinheiro - produto acontece, e se a gente não tira vantagem disso a gente perde em venda.
Marcia Pino, Visual Merchandiser Sênior, Especialista em Varejo de Moda e Design Estratégico.
Membro do Comitê de Visual Merchandising da ABIESV.
Professora, Podcaster, Consultora e Palestrante com 30 anos de varejo.

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